Dia de Nossa Senhora Aparecida

Padroeira do Brasil

Rafael Nogueira

10/12/20252 min read

Hoje é dia de presentear as crianças, e de ensiná-las por que o 12 de outubro deve continuar sendo celebrado mesmo depois que crescemos.

É o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Conta-se que a princesa Isabel, futura imperatriz, não conseguia ter filhos. Depois de recorrer à intercessão da Virgem Aparecida, de quem já eram devotos os paulistas, foi agraciada com três filhos em três anos. Em gratidão, enviou à imagem uma réplica de sua coroa e de seu manto, acompanhadas de um bilhete no qual expressava o desejo de que Nossa Senhora reinasse eternamente sobre o Brasil.

O Papa Pio XI confirmou esse desejo em 1930, proclamando-a Rainha do Brasil, e, desde 1967, Generalíssima do Exército Brasileiro.

Também hoje se celebra o Cristo Redentor. O monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, há 92 anos. Curiosamente, a estátua deveria homenagear a princesa Isabel, “A Redentora”, por ter assinado a Lei Áurea. Ela, porém, recusou a homenagem, pedindo que se erigisse o monumento não a ela, mas ao Redentor de todos os homens.

E no mesmo dia, em 1798, nasceu Dom Pedro I, aclamado imperador em seu aniversário de 24 anos. A aclamação — tradição herdada de Portugal — representava o reconhecimento do povo como fonte simbólica da legitimidade real.

A celebridade do 12 de outubro é ainda mais antiga: foi neste dia, em 1492, que Cristóvão Colombo chegou à América.

Já o Dia das Crianças surgiu bem mais tarde: consolidou-se nos anos 1960, quando uma grande campanha da fábrica de brinquedos Estrela uniu a comemoração infantil à devoção nacional por Nossa Senhora Aparecida.

Foi também num 12 de outubro, de 2006, que faleceu Carlo Acutis, paradigma da juventude católica. Coincidentemente, foi canonizado no 7 de setembro. Nisso, o jovem santo italiano é brasileiríssimo.

E, desde 2009, a data marca ainda o Dia Nacional da Leitura, lembrança oportuna, afinal, o Brasil só alcançará a prometida grandeza quando souber o que ler, como ler, quando ler e, sobretudo, por que ler.

Tudo somado num só dia. Dia de ensinar às novas gerações o amor a Deus acima de tudo, o amor ao saber e o amor à pátria.